Gostei do filme mas fiquei um pouco desiludido com algumas mudanças que fizeram. Não sei se foi opção do argumentista, do realizador ou mesmo do escritor Ransom Riggs, o qual acho pouco provável.
Primeiro o que me deixou extremamente "zangado" foi o facto de terem alterado/trocado as peculiaridades de duas das personagens, Emma e a Olive. Emma no livro é quem consegue fazer chamas com as mãos, ao passo que Olive é a que consegue flutuar/voar.
Outra coisa que eu não vi escrita no livro foi o sitio onde Emma ia sem que a vissem, mas no filme retratam este aspecto mostrando o enorme navio que irão utilizar para sair da ilha.
Outra coisa que me deixou perplexo foi terem, acho eu, mas também ainda não terminei a saga, falta-me o 3º livro "Biblioteca de Almas", alterado o final que no livro termina com as crianças peculiares e Jacob a sairem da Ilha em pequenos barcos, e não num enorme navio. E também porque acrescentaram coisas ao filme, como eles estarem na feira onde acabam por matar 3 ou 4 sem almas.
Fora este pequenos, mas grandes pormenores, gostei do filme. Se bem que quem tenha lido os livros prefere-os ao filme.